Brasília, 8/9/2017 – Dados sobre serviço militar, missões de paz, Projeto Soldado Cidadão, Departamento Calha Norte, produtos de defesa, entre outros, podem ser conferidos no site do Ministério da Defesa (MD) ou no Portal de Dados Abertos do Governo Federal.

painel-pda-md-09-2017

A divulgação das informações atende ao Plano de Dados Abertos do MD (PDA/MD), no qual destaca que os dados deverão ser divulgados a fim de permitir acesso ao cidadão, viabilizando o surgimento de novos negócios, aumentando a transparência da gestão pública e contribuindo com a sociedade na melhoria da qualidade dos dados.

No total, estão disponíveis 17 bases de dados, 100% do que determina o PDA, sobre variados temas ligados à Defesa. “O processo de conversão dos dados disponibilizados em informações abertas foi resultado da perfeita interação e colaboração das diversas áreas da Administração Central do MD”, destacou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DEPTI) do MD, general Sergio Luiz Goulart Duarte. Ainda segundo o diretor o levantamento das informações para disponibilização à sociedade é referente ao período de junho de 2016 a março de 2017.

A base de dados levou quatro meses para ser convertida e disponibilizada em formato de dados abertos no site do MD e no portal dados.gov.br. Os cidadãos colaboraram com a produção da base de dados, por meio de uma consulta pública, na qual foram apresentadas as principais contribuições e temas considerados de relevância.

O Plano de Dados Abertos atende aos Decretos nº 8.777 e nº 8.638 que discorrem, respectivamente, sobre a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e a Política de Governança Digital.

Clique aqui e confira a Base de Dados Abertos do Ministério da Defesa

Fonte: Ministério da Defesa – Assessoria de Comunicação Social (Ascom) – 61 3312-4071